Correia dentada
A correia dentada tem a função de sincronizar o giro do virabrequim junto com o comando de válvulas, mantendo o carro no giro perfeito e evitando que o pistão se choque com as válvulas do carro.
Os problemas com a correia dentada geralmente aparecem sem aviso. Não há nenhum barulho que te deixe saber que chegou a hora de trocar. Se seu carro funciona bem e depois o motor parou de repente com um estalo e não ligou mais, provavelmente foi a correia dentada.
Os prejuízos que acontecem decorrentes do rompimento da correia dentada são altos, ainda mais se comparados a outras manutenções, podendo variar de R$1.400 a R$4.500, dependendo de quantas válvulas tenha o motor
As fabricantes costumam sugerir a troca da correia dentada quando o veículo chega aos 40.000 até 50.000 km rodados, ou após o período de 3 anos. O ideal é seguir a orientação do fabricante e substituir na quilometragem correta.
Acima dessa quilometragem a correia dentada perde sua eficiência e pode sofrer uma ruptura, o que acarretará problemas para o motor e até em outras peças do carro.
É extremamente importante a substituição da correia dentada e também do rolamento tensionador .
É muito importante que a troca seja efetuada por profissionais capacitados e com ferramentas especiais.
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